Biografia Pablo Neruda

Pablo Neruda, pseudônimo de Neftalí Ricardo Reyes Basoalto (em homenagem ao poeta tcheco Jan Neruda), nasceu em 12 de julho de 1904, em Parral, no Chile. Filho do operário ferroviário José del Carmen Reyes Morales e da professora primária, dona Rosa Basoalto Opazo, que faleceu quando Neruda tinha apenas um mês de vida. Em 1906, a família se transferiu para Temuco, possibilitando a Neruda estudar no Liceu de Homens da cidade. Mudou-se para Santiago, em 1921, onde estudou no Instituto Pedagógico da Universidade do Chile. Publicou então os seus primeiros poemas, reunidos no livro “Crepusculario” (1923), já assinando como Pablo Neruda, nome adotado legalmente em 1946.

O livro seguinte, "Veinte poemas de amor y una canción desesperada" (1924), de lirismo arrebatado, fez de Neruda, com apenas vinte anos, um dos mais famosos poetas chilenos. Nomeado em 1927 cônsul-geral do Chile em Rangum (hoje Yangon), na Birmânia (atual Myanmar), durante os próximos cinco anos Neruda representou seu país no Sudeste Asiático. Depois de breve estada em Buenos Aires, Neruda serviu como cônsul na Espanha, primeiro em Barcelona, depois em Madri, tornando-se figura indispensável nos meios intelectuais. Casou-se então com Delia del Carril. Regressou ao Chile em 1938 e, após novo período no México como embaixador, retornou ao seu país, sendo eleito senador, em 1945. Neruda terminou mais uma grande obra, “Canto general” (1950), exaltação épica da América Latina.Durante as eleições presidenciais do Chile nos anos 70, Neruda abriu mão de sua candidatura para que Salvador Allende vencesse.Em outubro de 1971, o poeta recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Dois anos depois, no dia 23 de setembro, morreu em Santiago. Suas memórias foram publicadas postumamente, em 1974, com o título "Confieso que he vivido".

Em 1994, em homenagem a Neruda, foi lançado o filme Il Postino (O Carteiro e O Poeta), que conta a história do exílio de Neruda com sua esposa Matilde em uma ilha na Itália, onde se torna amigo do carteiro, que lhe pede para ensinar a escrever versos para conquistar uma bonita moça do povoado. A película aborda ainda o desdobramento dessa amizade, a influência das idéias do poeta na vida do carteiro.

 

Talk to us

085 888 5555