CONHECIMENTO CRÍTICO

Numa sociedade midiática, com uma tendência à supervalorização da forma em detrimento do conteúdo, o conhecimento se torna mais processual e disponível fora dos limites da escola e muito além da linguagem dos livros. Esse novo conhecimento nos desafia a manter um processo constante de diversificação tecnológica de linguagens e instrumentos de saber e ao mesmo tempo nos remete a nossos princípios a respeito de como lidar com o que se conhece. A relação do aluno com o conhecimento tal qual a compreendemos é sempre ativa e pressupõe independência e criação. Mais que um conjunto organizado e efêmero de informações, a formação intelectual busca estimular a investigação crítica, o saber em profundidade e o conhecimento plural. No Ensino Médio do colégio Neruda, essa relação com o conhecimento se reveste de um caráter mais sistemático e exigente, na medida em que o educando desenvolve sua disciplina consciente e sua autonomia criativa. O conhecimento crítico se liga aos objetivos dos diversos componentes curriculares. Trata-se, é importante ressaltar, de conhecimento qualitativo, que estimula no aluno sua consciência do real, a expressão de seu pensamento e sua atuação no mundo como sujeito. Trata-se de conhecimento plural: o saber abrangente que rejeita ideias preconceituosas e pensamentos dogmáticos. São a atitude crítica, o respeito à diversidade de pensamento e o amor à vida que iniciam o aprendizado gradual e responsável da liberdade.

Talk to us