Nosso Blog

alt-icon

Programas de inclusão social

O INCLUSP é o Programa de Inclusão Social da USP, criado para incentivar a participação de estudantes de escolas públicas no vestibular da Fuvest, potencializar as chances de ingresso desses candidatos por meio de fator de acréscimo (bônus) na nota do vestibular e propiciar a permanência dos aprovados que tenham desvantagens socioeconômicas.

Para participar do INCLUSP, você deve informar, no momento da inscrição no vestibular da Fuvest, que é ou foi aluno de escola pública no Brasil e que deseja participar do Sistema de Pontuação Acrescida, conforme explicitado a seguir.

O candidato INCLUSP que cursou o Ensino Fundamental e cursou ou esteja cursando o Ensino Médio integralmente em escolas públicas no Brasil terá um bônus de 15%. O candidato nessa condição que se declarar pertencente ao grupo PPI (cor ou raça: Preta, Parda ou Indígena) e desejar receber bônus por pertencer a esse grupo terá fator adicional de 5% de acréscimo ao bônus de 15%.

O candidato INCLUSP que cursou ou esteja cursando somente o Ensino Médio integralmente em escolas públicas no Brasil terá um bônus de 12%.

Os bônus do Sistema de Pontuação Acrescida incidirão sobre a nota da 1ª fase e sobre a nota final do Concurso Vestibular FUVEST 2018. Os bônus descritos aqui se aplicam somente aos candidatos não eliminados na 1ª fase do Concurso Vestibular FUVEST 2018.

Para efetuar inscrição no Concurso Vestibular FUVEST 2018, os candidatos deverão ter Documento de Identidade e seu próprio número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

O que é o Prouni

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para efetuar inscrição no Concurso Vestibular FUVEST 2018, os candidatos deverão ter Documento de Identidade e seu próprio número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Podem participar:
  • Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Estudantes com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quem pode participar:

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 é preciso ter participado do Enem de 2017 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.


Para efetuar a inscrição no Prouni do primeiro semestre de 2018, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Unicamp aprova cotas étnico-raciais e Vestibular Indígena

Atualidades

Mecanismos fazem parte de política mais ampla que objetiva fazer com que a sociedade esteja representada na Universidade

Texto: Manuel Alves Filho

A Unicamp tomou uma decisão histórica na tarde desta terça-feira (21) ao aprovar, por meio do Conselho Universitário (Consu), mecanismos que flexibilizam o ingresso nos seus cursos de graduação. Entre as medidas admitidas estão a adoção de um sistema de cotas étnico-raciais que reserva 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos e a criação do Vestibular Indígena. O objetivo da iniciativa, como assinalou o reitor Marcelo Knobel, é fazer com que a sociedade se veja representada na instituição. As medidas serão aplicadas a partir de 2019.

Vunesp

Vagas

Artigo 6º - Em cada curso de Graduação serão destinadas, no mínimo, 50% das vagas oferecidas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.

§ 1º - O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública é defi nido pela destinação de vagas à população específica,que atenda ao capítulo do Artigo 6º.

§ 2º - Das vagas destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, em cada curso, 35% serão destinadas aos candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas.

§ 3º - As frações decorrentes do cálculo do número de vagas, de que trata o § 2º, somente serão arredondadas para o número inteiro subseqüente quando maiores ou iguais a 5 (cinco).

Talk to us

085 888 5555